Saturday, June 22, 2024

Desenvolvimento Orientado ao MVP (Mínimo Produto Viável)

Programming LanguageDesenvolvimento Orientado ao MVP (Mínimo Produto Viável)


MVP é uma sigla que significa Mínimo Produto Viável. Em tecnologia se refere a uma aplicação em fase de lançamento que contém funcionalidades básicas para que o usuário possa resolver algum problema. Um sistema complexo começa com uma versão simplificada, é como se ele iniciasse como um skate, virasse uma bicicleta e por fim, evoluísse para uma moto.

Identificação de Requisitos Essenciais

Image description

Vamos utilizar o exemplo do desenvolvimento de um aplicativo de música, onde uma pessoa poderá buscar artistas ou faixas musicais para ouvir em seu dispositivo. Um MVP nesse caso seria a equipe de desenvolvimento disponibilizar um sistema simplificado onde o usuário pode se cadastrar, fazer login, buscar álbuns, artistas e músicas para ouvir.

A equipe deverá focar em desenvolver os requisitos definidos e entregar o mais rápido possível, para que os usuários possam validar a plataforma. Não adianta construir um sistema ultra complexo se ele não tem usuários para validar tudo que foi desenvolvido. Pois é utilizando no dia a dia que os clientes vão indicar o que eles querem que o produto ofereça, e assim, nortear o desenvolvimento de novas funcionalidades na aplicação.

Iteração e Feedback Constantes

Image description

Assim que o aplicativo for disponibilizado, é essencial ouvir o que os usuários estão comentando sobre ele. A coleta dessas informações podem ser feitas nas lojas de aplicativos, onde é possível fazer comentários sobre as aplicações disponíveis, em redes sociais, onde as pessoas compartilham sua opinião sobre produtos e serviços, e até entrando em contato com o cliente diretamente, para colher feedback da usabilidade.

Vamos supor que foi verificado a necessidade do desenvolvimento da funcionalidade de favoritar álbuns e músicas, pois os usuários possuem o desejo de identificar suas músicas e albúns favoritos. Essa nova funcionalidade pode ser dividida em duas tarefas, a primeira sendo favoritar álbuns. E a segunda, favoritar músicas.

Agilidade e Flexibilidade

Image description

Será criada as duas tarefas e estimado o tempo de entrega, que pode ser de 15 dias. Nesse tempo a equipe de desenvolvimento irá escrever o código necessário para que seja possível que o usuário favorite músicas e álbuns. Além do código, é comum que pessoas desenvolvedoras escrevam o que chamamos de teste, para validar se o código escrito está correto e criar uma camada extra de qualidade na aplicação.

Ciclo de vida da aplicação

Image description

Após entregar as funcionalidades de favoritar músicas e álbuns, iniciamos o ciclo de coleta de feedback novamente, verificando o que os usuários estão solicitando e desenvolvendo as funcionalidades que eles desejam. O time de tecnologia também realiza a manutenção do sistema, corrigindo bugs, que são falhas pontuais que podem ocorrer na aplicação, refatorando código, escrevendo testes e aprimorando a infraestrutura.

É assim que as aplicações que nós utilizamos começam a sua trajetória e se mantêm relevantes ao longo do tempo. Primeiro resolvendo um problema. Depois disso, ouvindo seu público e disponibilizando as funcionalidades que ele necessita.

Imagens geradas pelo DALL·E 3

Check out our other content

Check out other tags:

Most Popular Articles